FAQs

Como diagnosticar e tratar DTM?
Procure um cirurgião-dentista especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial.
Sim! A cefaléia verdadeira deverá ser diagnosticada e tratada pór médico especialista. Tpodavia a DTM é uma fator pedrisponente e perpetuante da migrânea.
Dor de cabeça pode estar relacionada à DTM?
Centro de Diagnóstico e Tratamento da ATM
Fundado em 1989
Bruxismo é a causa da DTM?
Há confusão generalizada no uso do termo Bruxismo. O Bruxismo verdadeiro é considerado atualmente um problema neurológico, dentro da denominada Distonia Oromandibular. O paciente portador de DTM invariavelmente apertará os dentes, mas isso não caracteriza Bruxismo.
Recente pesquisa de Otsuka T et allii (Journal of Craniomandibular Function, Spring 2011, Volume 3 , Issue 1) mostra alterações no sistema límbico em pacientes portadores de DTM,o que leva o paciente a apertar os dentes, ficar irritado, ter alterações no sono, etc.
Cervicalgia está relacionada à DTM?
Diversas são as causas de cervicalgia, sendo uma a Disfunção da ATM. Grossi DB et al. considera a que todos os pacientes portadores de DTM têm cervicalgia, que se torna um fator perpetuante da Disfunção Temporomandibular.
Que exames complementares são necessários?
Anamnese (histórico) e exame clínico são mandatórios na avaliação dos pacientes portadores de DTM. Indispensável será avaliação por imagem das ATMs. O exame por imagem de escolha atualmente é tomografia Computadorizada Cone-Beam. Outros exames complementares como Eletromiografia dos músculos mastigadores, análise dos movimentos da mandíbula, análise dos ruídos (vibrações) nas ATMs tornaram´se também indispensáveis.
Aconstrução de placa interoclusal, por exemplo, tem necessidade de se avaliar o denominado Espaço Funcional Livre (EFL) do paciente para que se determine a espessura da placa interoclusal (Sistema Scheu-Dental, GErmany) a ser indicada.
Por que usar Placa Interoclusal?
Placa Interoclusal descomprime a zona retrodiscal e possibilita a mandíbula posicionar-se adequadamente.
Paralelamente ao uso de Placa Interoclusal é indispensável a fisioterapia [massoteraapia, eletroterapia, Ultrassom (fonoforese, ), TENS, MENS (iontoforese), therabite] dos múculos da mastigação (sistema estomatognático), bem como dos músculaos cervicais.
Tal procedimento é feito por profissional fisioterapeuta.