Dor de Cabeça,
pode ser DTM!

Disfunção Tempromandibular
A disfunção da temporomandibular, é conhecida por diversos outros nomes como disfunção da ATM, dor e disfunção miofascial, disfunção craniomandibular, ou simplesmente DTM.

A estabilidade dos componentes móveis das ATMs (côndilos) é dependente da oclusão dental (encaixe dos dentes inferiores nos superiores). Quando esse encaixe não é adequado tem-se a denominada má oclusão dental, que será a grande responsável pelo má posicionamento dos côndilos dentro da cavidade articular. Essa inadequação provocará dor tanto nas ATMs como nos músculos mastigadores, dificuldade de mastigar, de falar, de movimentar a mandíbula, dor de cabeça, ruídos nas ATMs, entre outros sinais e sintomas.

A má oclusão é a grande responsável pela disfunção da ATM! Dor de cabeça é uma queixa presente nos pacientes com DTM.
Compressão da denominada zona retrodiscal da ATM promove inflamação de toda articulação. Haverá dor, edema, calor e rubor.

Paciente terá dificuldade de abrir a boca e sentirá inchaço na região da ATM.
Haverá diminuição de líquido sinovial na ATM.
Pesquisas recentes têm mostrado que todo paciente com Disfunção da ATM apresenta quadro de cervicalgia, considerado um fator perpetuante da DTM.

Os músculos esternocleidomastoideo, esplênio da cabeça e trapézio superior invariavelmente apresentm dor em pacientes portadores de disfunção da ATM.
Existe um disco (¨menisco" ) articular na ATM, fundamental para a função adequada. Qando a má oclusão posiciona o côndilo retrusiva ou superiormente, o disco se desloca.

Durante a abertura e fechamento de boca haverá ruídos na ATM.

O disco deslocado poderá travar a translação do côndilo provocando dificuldade de abrir a boca e muita dor.
Centro de Diagnóstico e Tratamento da ATM
Fundado em 1989

Cervicalgia

Dor na ATM

Ruídos na ATM e Travamento Fechado

travamento_fechado.gif